“Arte Oculta” leva exposição de artes visuais a escolas de Manaus com apoio da Concultura

O próximo passo do Arte Oculta é levar uma exposição com as obras desses alunos para escolas públicas

05/08/2025 às 18h21 Atualizada em 05/08/2025 às 18h32
Por: Redação
Compartilhe:
“Arte Oculta” leva exposição de artes visuais a escolas de Manaus com apoio da Concultura

Levar a arte para onde ela quase nunca chega. Essa foi a missão abraçada pela professora e mestra em artes visuais Samantha Karlia com o projeto Arte Oculta , uma iniciativa contemplada pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), com incentivo da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O projeto foi dividido em três etapas, sendo a primeira a escolha de jovens talentos das artes visuais; a segunda a curadoria e transmissão de técnica de desenho; e a última é levar o resultado desses trabalhos para as escolas públicas.

“Como professora de artes, ter o Arte Oculta contemplado foi uma das experiências mais gratificantes da minha trajetória profissional. Levar as artes visuais para esses jovens não foi apenas uma oportunidade de compartilhar conhecimento, mas também de viver momentos de profunda conexão com os alunos e com a cultura local”, relata Samantha.

As oficinas oferecidas pelo projeto foram realizadas com alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Liceu de Artes Cláudio Santoro, sempre com foco na escuta atenta e no estímulo à criatividade dos participantes. A cada encontro, os estudantes tiveram acesso a materiais e técnicas que, para muitos, eram novidades.

“Muitos deles jamais haviam tido contato direto com materiais artísticos ou com uma escuta atenta ao seu potencial criativo e, a cada aula, via nos olhos dos estudantes a curiosidade despertando, a criatividade florescendo, e, principalmente, a autoestima sendo fortalecida”, afirma Samantha.

Para a idealizadora do projeto, o impacto não foi apenas nos participantes. Ela também se viu transformada. “Esse projeto não apenas valorizou o ensino de arte, mas também fortaleceu a minha missão como educadora. Ver a arte ocupando seu espaço como ferramenta de transformação e desenvolvimento pessoal, e saber que pude contribuir com isso, é uma honra que levo com imensa gratidão”, finaliza.

O próximo passo do Arte Oculta é levar uma exposição com as obras desses alunos para escolas públicas, buscando incentivar os jovens e adolescentes o gosto pelas artes.

Saiba quais são as escolas receberão a exposição  

Escola Estadual Ribeiro da Cunha - 22 de agosto
Escola Municipal Solange Nascimento - dia 29 de agosto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias