
A Defesa Civil do Amazonas emitiu, nesta quinta-feira (18/9), alerta de chuvas intensas para todo o estado, com base em boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, classificado como de “perigo potencial”, teve início às 8h25 desta quarta e segue até às 9h desta sexta-feira (19/9).
De acordo com a previsão, há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetro (mm) por hora, ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes que podem variar de 40 a 60 quilômetro por hora. O cenário pode causar transtornos como alagamentos, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
Regiões afetadas
O alerta abrange todas as calhas do Amazonas, incluindo Alto e Médio Solimões, Alto Madeira, Médio Purus, Juruá, Médio Amazonas (como Presidente Figueiredo) e Baixo Amazonas (como São Sebastião do Uatumã e Nhamundá). Há também potencial evolução das instabilidades para as calhas do Rio Negro, Madeira, Médio e Baixo Amazonas.
Orientações
A população deve adotar medidas preventivas em caso de rajadas de vento, como não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
*Com informações do Portal Toda Hora